As perguntas feitas a nutricionista do IFPI, está detalhada abaixo, optamos por deixar assim, pois ela mesma se propôs a responder de uma maneira que pudéssemos colocar no blog, sem mexermos em nada.
1) O que é uma alimentação saudável?É uma alimentação mista e balanceada que contem nutrientes e calorias suficientes para as necessidades corporais capaz de prevenir deficiências nutricionais e proteger contra doenças. Os nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas e funcionam associadamente, e estes se dividem em: macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e em micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Para uma pessoa suprir suas necessidades nutricionais é necessário haver a combinação de vários alimentos, pois alguns nutrientes estão mais concentrados em um determinado grupo de alimentos do que em outro.A pirâmide alimentar pode ser um bom guia na escolha de alimentos para compor as refeições do plano alimentar.
2) Qual a importância de uma alimentação saudável?
Contribui para melhorar a saúde e qualidade de vida, prevenindo muitos males.Uma alimentação adequada diminui o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida
3) Uma boa alimentação pode melhorar a qualidade de vida?
Sim, uma boa alimentação fornece ao organismo os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, sem carências ou exageros. Contribuir positivamente para a manutenção da saúde do indivíduo. Nas crianças e adolescente potencializa o desenvolvimento físico e cognitivo, nos adultos contribuir para manutenção da boa saúde plena e saudável e para lidar com as alterações naturais do envelhecimento.
4) 4) O rendimento escolar dos jovens pode ser melhorado com uma alimentação saudável?
Sim. É sabido que crianças com dificuldade em concentração, problemas com a coordenação motora e comprometimento na aquisição do conhecimento, são aquelas que possuem alimentação insuficiente e inadequada. Muitos estudos comprovaram que a baixa quantidade e qualidade dos nutrientes causa atrasos no rendimento, prejudicando o aprendizado escolar.
Grandes especialistas da área de nutrição infantil são unânimes em afirmar que a alimentação não deve ser feita apenas como meio de reposição de energia ou para o crescimento delas, mas como forma de proteger o organismo contra doenças e para um bom desenvolvimento cognitivo. Por isso, o consumo de alimentos fortificados com vitaminas e minerais deve ser incentivado, assim como o consumo de alimentos funcionais ricos em substâncias antioxidantes e com funções terapêuticas tais como soja, cereais integrais como aveia, frutas e hortaliças variadas e peixes marinhos.
5) Alguns jovens não se alimentam bem, não porque não querem, mas sim porque não tem tempo ou recurso para o mesmo. Você sugere alguma solução pra esses jovens?
Uma pesquisa da USP ( 2008) realizada com 1.584 adolescentes de São Paulo mostra que 97,1% deles têm uma dieta inadequada. Verificamos então que o perfil alimentar do adolescente é :
- Hábitos alimentares de acordo com moda (dietas da moda), influência de amigos, início do consumo de álcool;
- Não tomam café da manhã;
- Fazem dietas restritivas para emagrecer;
- As refeições são à base de frituras, gorduras trans, doces, chocolates e produtos lácteos;
- Substituem refeições por lanches (fast foods);
- Grande consumo de alimentos industrializados.
Para evitar esse tipo de hábito alimentar evitando doenças crônicas degenerativas na vida adulta ,uma dieta adequada e equilibrada deve ser constituída de no mínimo, cinco refeições (café da manhã, almoço e jantar), com lanches intermediários .Com isso é recomendado que:
§ O café da manha é a primeira refeição do dia e é feita em casa, com isso dá pra faze-la todo dia antes de sair, ele deve ser compostos por todos os grupos alimentares: carboidratos( pão,cuscuz,bejú), proteínas( ovo,queijo,leite), lipídios ( manteiga) e vitaminas e minerais(frutas ou suco de frutas).
§ No lanche da manhã como o adolescente geralmente não estar em casa ele pode levar na mochila frutas, bolachas de sal, barra de cereal, suco de fruta,etc( de acordo com sua renda dá pra varia as opções)
§ O almoço geralmente é a refeição que todo mundo faz, ela deve ser composta também por todos os grupos alimentares: carboidratos (arroz,farofa,macarrão,feijao), proteína ( carnes,frango,peixe), lipídios (óleos,azeite de oliva,etc), vitaminas, minerais e fibras ( saladas, frutas, sucos ,etc)
§ O lanche da tarde se o adolescente não estiver em casa ele pode fazer a mesma coisa que fez no lanche da manha, levar na bolsa frutas, bolachas de sal ou doce, Danone;
§ O jantar é refeição que dá pra fazer em casa e deve seguir os mesmos princípios do almoço.
Alem destes existe alguns nutrientes que não podem falar na alimentação do adolescente:
Ferro: necessidades aumentadas em adolescentes, devido ao desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino. Uma quantidade de alimentos ricos em ferro, como carnes magras, fígado, vegetais verde-escuros, ovos e leguminosas devem ser incluídos na dieta.
Cálcio: necessidades aumentadas em adolescentes, pois nesta fase ocorre a prevenção contra a osteoporose futura. Além disso, estão em fase de crescimento. Alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente: leite e derivados, gergelim, vegetais verde-escuros e verde-claros.
Zinco: é essencial para o crescimento e maturação sexual do adolescente.
7) Numa sociedade, onde a mídia incentiva cada vez mais o consumo de alimentos não saudáveis, o que fazer para que o jovem se preocupe com sua alimentação?
Os meios de comunicação vêm influenciando substancialmente o consumo de alimentos, pois as crianças permanecem mais tempo em frente à televisão e os comerciais veiculados versam predominantemente sobre alimentos ricos em gorduras trans, açucares,sódio,etc, podendo contribuir para o aparecimento da obesidade, dislipidemias, hipertensão e outros distúrbios. Desse modo, além do sedentarismo e da ingestão inadequada de alimentos, a criança pode adquirir concepções incorretas sobre a alimentação. Com isso é necessário que os pais e a própria escola façam o seu papel, explicando para criança a importância de uma alimentação saudável e quais são estes alimentos saudáveis. É necessário também explicar o que os alimentos industriais podem causar futuramente e dizer que eles podem ser consumidos em quantidade muito pequenas e de preferência em ocasiões especiais como festas e saídas rápidas de finais de semanas.
8) Quais os principais problemas que os jovens enfrentam por não possuir uma alimentação saudável?
Hábitos alimentares inadequados na adolescência podem resultar em desenvolvimento de doenças crônicas não degenerativas (hipertensão,diabetes,obesidade), doença coronária, osteoporose e alguns tipos de câncer na vida adulta. As conseqüências nutricionais do consumo de lanches rápidos (fast food) são principalmente as resultantes dos seus altos teores de gordura ,sódio e glicose.
9) O que os pais devem fazer para que seus filhos comerem a gostar de frutas, legumes, sucos naturais desde pequenos?
A prática de uma dieta balanceada e hábitos alimentares saudáveis começam na infância, é necessário que os pais insistam e não desistam: o fato da criança não aceitar aquele alimento ( fruta,verdura,leguminos,etc)não quer dizer que ela nunca vai gostar; o paladar é algo adquirido e trabalhado com o tempo, não é algo inato e genético.
Com isso é necessária algumas recomendações:
§ Não force com brutalidade a criança a comer o que ela não gosta, se você brigar, ela vai ficar com mais raiva ainda da comida. Além disso, esse tipo de discussão acaba tirando o apetite e estragando a hora do almoço de todos os que estiverem na mesa.
§ Dê o exemplo comendo também: Não adianta você querer que seu filho coma salada se você não come. A criança vendo vocês comendo vai sentir estimulada a provar.
§ Deixe sempre de fácil acesso frutas, sucos de frutas, cereais, e esconda ou evite comprar lanches industriais, assim quando a criança tiver fome vai pegar o que tiver mais fácil, se acostumando a comer lanches saudáveis ao longo do dia.
10) O que a escola como fonte de conhecimento a ser transmitido pode fazer para que seus alunos comecem a ter uma alimentação saudável dentro da mesma?
A escola desempenha papel fundamental na formação de hábitos de vida das crianças, sendo também responsável pelo conteúdo educativo global, inclusive do ponto de vista nutricional.É necessário que a escola tenha uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, pedagogos e professores, todos vão auxiliar de alguma forma para o desenvolvimento de praticas saudáveis.Os professores com aulas teóricas e lúdicas na sala de aula, os pedagogos acompanhando os pais e as crianças e a nutricionista com educação nutricional, dando palestras, tirando dúvida dos pais e das crianças, além auxiliar a escola na confecção de um cardápio saudável.
É necessário que a cantina da escola tenha lanches saudáveis, não adianta na sala de aula dá uma teoria e na prática se fazer outra coisa.As opções de lanches saudáveis que uma cantina deve ter ou que as crianças podem trazerem de casa na mochila:
- Pão (doce, sal, bisnaguinha, forma, integral, batata, milho); com recheio variado (manteiga, requeijão, peito de peru, queijo);
- Bolo Caseiro;
- Biscoitinho de polvilho;
- Bolacha (maisena, Maria, leite, água e sal, mel, banana, aveia, integral);
- Pão de queijo;
- Barra de cereal;
- Sucrilhos;
- Danoninho;
- Água de coco;
- Suco Natural;
- Leite fermentado (Yakult, Paulista...);
- Iogurte;
- Achocolatado;