RESULTADO DOS ALUNOS DO IFPI
Ao serem perguntados se os alunos cuidam do seu corpo, metade respondeu que sim e metade que não, os que responderam sim relataram que os cuidados que tem com o corpo são: a prática de esportes (40%), boa alimentação (40%), 10 % disseram que só a higiene pessoal mesmo como cuidado com o corpo, e os outros 10% não responderam ( Gráfico 1).
Gráfico 1: os cuidados dos alunos do IFPI com o seu corpo.
Quando indagados sobre o que e quando eles comem quando não estão em casa, 100% dos entrevistados disseram que come na rua às vezes, quando não tem tempo de ir comer em casa, principalmente por que passam o dia na Escola. Metade dos alunos relatou que acham sua alimentação saudável, e a outra metade que não.
Ao serem questionados sobre o que é atividade física no ponto de vista deles, 50% disseram que é a prática de exercícios, 20% que ajuda a manter a saúde do corpo, 20% disseram que não sabem e 10% disseram que é um passatempo, e 100% concordam plenamente que a atividade física é algo necessário, para a saúde ( Gráfico 2).
Gráfico 2: O que é atividade física para os alunos do IFPI.
Na questão sobre quem pratica esportes ou alguma atividade física 50% disseram que sim e 50% que não, dentro dos que disseram que praticava foram: futebol, futsal, vôlei, caminhada, a própria educação física da Escola. Entre 2, 4 e 5 vezes durante a semana (Gráfico 3).
Gráfico 3: Porcentagem de alunos que pratica atividades físicas ou esportes do IFPI.
Na questão que relacionava a má alimentação e a não prática de exercícios físicos podendo prejudicar-los em algum aspecto, 50% relataram que não , e os que disseram que sim que a não prática de exercícios físicos e a má alimentação pode sim prejudicar-los, citaram como aspectos prejudiciais: principalmente a saúde, em relação as doenças que a ausência destes podem causar, tipo diabetes, obesidade, doenças cardíacas, desatenção na hora dos estudos, e 90% dos entrevistados disseram que conhecem os benefícios de uma boa alimentação e de uma prática regula de exercícios físicos.
Metade (50% )dos alunos entrevistados, responderam que a merenda que consome na escola é saudável, e 60% disseram que a escola possui acompanhamento de nutricionista, sendo que a escola na qual estudam não apresenta fonte de lanches apenas o almoço, que é acompanhado pela nutricionista. E 60% disseram a escola na qual estudam difunde como essencial a boa prática alimentar de uma forma teórica e na prática, pelo menos no almoço. A merenda que estes consomem é vendida na porta da escola , suco ou refrigerante com salgado, onde apenas o suco pode ser considerado bastante saudável já que é da fruta natural, e os salgados como são consumidos quase todos os dias podem sim prejudicá-los.
RESULTADO DOS ALUNOS DO LICEU PIAUIENSE.
Ao serem perguntados se os alunos cuidam do seu corpo, 40% respondeu que sim e 60% que não, os que responderam sim relataram que os cuidados que tem com o corpo são: a prática de esportes (50%), boa alimentação (30%), e os outros 30% responderam nenhum ( Gráfico 4).
Gráfico 4: Os cuidados dos alunos do Liceu Piauiense com o seu corpo.
Quando indagados sobre o que e quando eles comem quando não estão em casa, 100% dos entrevistados disseram que come na rua às vezes, quando não tem tempo de ir comer em casa, principalmente por que passam o dia na Escola. Metade dos alunos relatou que acham sua alimentação saudável, e a outra metade que não.
Ao serem questionados sobre o que é atividade física no ponto de vista deles, 40% disseram que é a prática de exercícios, 10% que ajuda a manter a saúde do corpo, 10% disseram que não sabem e 10% disseram que é caminhada, 20% que é movimentar os músculos e 10% cuidar do corpo, e 70% concordam plenamente que a atividade física é algo necessário, para a saúde e 30% concorda em parte ( Gráfico 5).
Gráfico 5: O que é atividade física para os alunos do Liceu Piauiense.
Na questão sobre quem pratica esportes ou alguma atividade física 60% disseram que sim e 40% que não, dentro dos que disseram que praticava foram: futsal, vôlei, caminhada, academia, anda de bicicleta e a própria educação física da Escola. Entre 1, 3 e 5 vezes durante a semana (Gráfico 6).
Gráfico 6: Quantos alunos praticam esportes do Liceu Piauiense.
Na questão que relacionava a má alimentação e a não prática de exercícios físicos podendo prejudicar-los em algum aspecto, 90% relataram que sim, e os que disseram que sim que a não prática de exercícios físicos e a má alimentação pode sim prejudicar-los, citaram como aspectos prejudiciais: o corpo não funciona bem, como o da pessoa que pratica atividades físicas, prejudica na hora dos estudos, causa doenças, sedentarismo, glicose baixa, obesidade, problemas do coração, e no aspecto da estética. 60% dos alunos mostram-se desconhecedores dos benefícios de uma boa alimentação e de uma prática regular de exercícios físicos.
60% dos alunos, responderam que a merenda que consome na escola não é saudável, e 70% disseram que a escola não possui acompanhamento de nutricionista. E 70% disseram a escola na qual estudam não difunde como essencial a boa prática alimentar nem da forma teórica e na prática.