ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR


O tema do nosso blog, apresenta um contexto interdicisplinar, ou seja, é abordado em várias disciplinas:
A Biologia é uma disciplina que estuda os seres vivos sob todas as suas formas e fenômenos que estão na base do seu desenvolvimento, crescimento, nutrição, reprodução e morte. Em relação à nutrição, no ensino médio principalmente, essa parte da biologia é estudada a fundo, onde são ensinados os principais conceitos sobre boa alimentação, ainda que às vezes só de forma teórica. Dentre os principais temas abordados, nós temos como exemplo:
Carboidratos ou açúcares ou glicídios: sua função principal é energética. Principalmente para os músculos na realização de movimentos e são armazenados no fígado para manutenção da glicemia. Em excesso  são transformados em gorduras ou lipídios, a fim de guardar a energia excedente para situações em que o corpo realmente necessitar dela. Alterações no metabolismo da glicose podem ser indicativas de doenças.  Alimentos  de origem vegetal são as principais fontes de carboidratos. Como: Cana-de-açúcar, beterraba, banana, arroz, pão, milho, macarrão, biscoitos, fubá, farinha de mandioca, farinha de trigo, aveia, polvilho,batata, mandioca, cará, inhame, amido de milho.(4)
Proteínas: são necessárias para a formação de células e tecidos. São as proteínas que permitem o crescimento e desenvolvimento do corpo, e estão presentes nos músculos, ossos, cabelos, sangue, pele, entre outros. desempenham a função estrutural no organismo humano. São encontrados em: Feijão, soja, lentilha, grão de bico, ervilha. Carnes de boi, porco, aves, peixes e caças, ovos, leite, queijo, coalhada e iogurte.(4)


Lipídios ou gorduras ou óleos: são fontes concentradas de energia, apresentando praticamente muita  calorias quando comparados aos outros dois macronutrientes. Quando encontrados no estado sólido os lipídios são denominados gorduras (por exemplo: banha, toucinho) e quando se encontram no estado líquido são conhecidos como óleos (por exemplo: azeite de oliva, óleo de soja). Além da função energética, os lipídios são necessários para a formação de hormônios, proteção dos órgãos e transporte de alguns micronutrientes. Óleo de soja, milho ou girassol; azeite de oliva, de dendê; margarina, chocolate, castanha de caju, castanha do Pará, abacate, amendoim. Manteiga, banha de porco, creme de leite, toucinho, bacon, torresmo.(4)


Fibras: é um tipo de carboidratos que não fornece energia, mas com funções importantes em nosso organismo. As fibras originam-se exclusivamente de plantas e possuem diferentes propriedades físicas, químicas e fisiológicas, é no intestino que as fibras exercem sua função essencial de formar as fezes e colaborar em sua eliminação. Existem basicamente dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. 
• Fibras insolúveis: presentes nos grãos e cereais integrais, auxiliam na formação das fezes.
• Fibras solúveis: presentes nas polpas de frutas, verduras e legumes, auxiliam na normalização da microbiota intestinal, são eficientes para tratamento da constipação intestinal, também conhecida como “intestino preso”.(4)


Vitaminas: estão presentes em diferentes tipos de alimentos tanto animal quanto vegetal,que auxilia no crescimento, na proteção contra infecções e na manutenção da saúde. O corpo precisa de quantidades pequenas desses nutrientes, mas mesmo assim são indispensáveis. A falta e o excesso de vitaminas podem causar distúrbios nutricionais e problemas de saúde decorrentes da má nutrição. (4)
Minerais: desempenham funções como manutenção do equilíbrio dos líquidos corporais (água, sangue, urina), transporte de oxigênio para as células, formação dos ossos, controle da contração muscular e dos batimentos cardíacos, transmissão de mensagens pelo sistema nervoso, entre outras. O corpo necessita de quantidades bem reduzidas desses nutrientes, mas eles só podem ser obtidos por meio da alimentação. A necessidade de minerais pode variar de acordo com o indivíduo:pessoas que praticam atividade física intensa   podem eliminar grandes quantidades de minerais pelo suor e/ou pela urina, aumentando suas necessidades diárias; pessoas com problemas nos rins podem ter dificuldades para excretar alguns minerais, o que requer uma redução na ingestão destes.(4)


Água: é o maior componente do corpo humano, está envolvida em praticamente todas as reações que ocorrem em nosso organismo, como o controle da temperatura, o transporte de nutrientes pelo sangue, a eliminação de substâncias pelo suor e/ou urina (ou limpeza/filtração do sangue), entre outras. É importante lembrar que a água está presente na maioria dos alimentos, mesmo que não seja visível, e é ela que permite a vida humana. O equilíbrio da água em nosso corpo também depende do ambiente e/ou situações cotidianas: em dias quentes ou aqueles em que praticamos esportes, devemos tomar mais água.(4)


Quando falamos em alimentação saudável, não devemos pensar apenas em quantidade, mas também em qualidade. A quantidade de alimentos, como já mencionado, deve ser ingerida de maneira que não falte nem ultrapasse as necessidades de um indivíduo. Essa preocupação previne o aparecimento de doenças causadas tanto pela falta quanto pelo excesso de alimentos, como por exemplo: Obesidade, Bulimia, Anorexia.


A sociologia surgiu no século XIX, é uma ciência que estuda o ser humano e a sociedade, junto aos processos pelos os quais os indivíduos se relaciona. Estudada somente no 2º ano do Ensino Médio, fala principalmente dos comportamentos sociais, inclusive a influência existente da mídia nesses comportamentos. A Mídia torna-se em parte, a grande responsável pela maioria dessas doenças relacionadas com alimentação. Segundo Moura (2010), no Brasil, os alimentos são os produtos mais freqüentemente nas propagandas, sendo que quase 60% deles pertencem ao grupo apresentado, na pirâmide alimentar, por gorduras, óleos, açúcares e doces.

       Sabendo-se que crianças e adolescentes não possui maturidade para certas escolhas saudáveis pra o corpo e suficiente para controlar suas decisões de compra ,acabam dando preferência ao consumo de guloseimas, que são pobres em substâncias nutritivas, ocasionando  a obesidade infantil, que pode estar relacionada com a influência negativa do marketing.  Estima-se que crianças e adolescentes gastem em média 5-6 horas por dia assistindo televisão aberta e o número de comerciais que estimulam o consumo de alimentos pobres em nutrientes aumentou de 11 para 40 por hora nas últimas duas décadas. Há uma grande influência do marketing no comportamento alimentar de crianças e adolescentes.
Além disso, há o padrão de beleza imposto pela mídia, que o revela na forma de corpos perfeitos, que transmite a imagem da eterna juventude, que associa-se com o corpo ideal, gerando assim a busca pelo corpo perfeito e pelo padrão de beleza, levando ao surgimento de diversos problemas na saúde dos jovens, como a bulimia e a anorexia, além do consumo de anabolizantes pelos meninos.
A disciplina de Educação física instiga os alunos a praticarem atividades físicas e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, além de transmitir informações sobre a relação entre a saúde e os exercícios físicos , os alunos não devem esperar que a aula de educação física seja apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula importante como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano, e que estes benefícios possam ser  notados é essencial manter as atividades executadas regularmente.